Buscar
  • Professor Lucio Reis

O Homem forte e o Homem mais forte.

Estive assistindo novamente ao filme “O Segredo dos Animais” com Minha filha Isabela e num dado momento uma frase dita pelo boi Ben ao seu filho Otis me chamou a atenção. Ele disse: - O homem forte se defende sozinho. O homem mais forte defende os outros....


Estive assistindo novamente ao filme “O Segredo dos Animais” com Minha filha Isabela e num dado momento uma frase dita pelo boi Ben ao seu filho Otis me chamou a atenção. Ele disse: - O homem forte se defende sozinho. O homem mais forte defende os outros.


Uau! Que frase! Como num passe de mágica meus olhos se abriram e naquele instante pude fazer uma reflexão um pouco mais profunda.

Interessante que força pode trazer a reboque, sentimentos como soberba e o egoísmo. Força muito mais que estado vigoroso pode estar ligado a poder que alguém exerce sobre os demais.


Nesse sentido, o “homem forte” se defenderá sozinho para ter a certeza de que seus interesses sempre estarão preservados.

De outra sorte, relacionamos a pessoa que está no “topo” sempre como vencedor, mas uma coisa que precisa ficar clara é: Já que venci, como me portar agora como um vencedor? Essa é a chave da questão e pior, pode ser uma linha muito tênue que poderá trazer muita dúvida sobre como estamos agindo de fato.


A pessoa que transita no topo começa a andar mais sozinha porque ela teme o assédio daqueles que estão à sua volta. Sempre está na defensiva em relação a outros ou podem agir sem perceber com o famoso “estar sempre com um pé atrás” em relação aos demais.


Uma vez andando sozinha, tende a não olhar também com carinho às necessidades do próximo. Note que uma coisa pode ir puxando outra.

Longe de mim levantar bandeira e dizer que isso é regra e que todos os vencedores são assim. Não; reitero que existem muitos Homens Fortes que trazem consigo a singeleza da vida enraizado em seus corações, mas é algo que precisa ser vigiado o tempo todo. Não é à toa que o profeta Jeremias declara: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?


A frase continua dizendo: O homem mais forte defende os outros. Coisa linda isso. O Homem forte poderá sempre olhar para si enquanto o Homem mais forte que este, vai conseguir vencer todo seu orgulho, soberba, vontades próprias e muitas vezes justas em detrimento dos menos favorecidos.


Se há uma grandeza no ser humano é a capacidade de si vencer todos os dias porque não há maior adversário do que nós mesmos.

Quantos homens e mulheres a história nos conta que foram mais fortes que os demais, que lutaram para proteger os menos favorecidos.


Martin Luther King Jr. tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros e das mulheres nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

Mahatma Gandhi foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (verdade e firmeza) e não violência como um meio de revolução.


Madre Teresa de Calcutá a ela é atribuída a citação: "Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso” e tantos outros homens fortes que preferiram vencer a si mesmos e se doarem e defenderem os outros.


De um simples desenho, ficou a lição e o incômodo na alma. Que homem tenho me tornado? Que olhar tenho tido com meu próximo? Dizem que o pior cego é aquele que não quer enxergar; então que categoria eu estou?

E você?


O homem mais forte não finda seus interesses em si mesmo, mas sempre busca um partilhar e um olhar altruísta.

Pense com carinho.

Um Fraterno abraço

Lúcio Reis - professor.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo