Buscar
  • Professor Lucio Reis

Davi pegou 5 pedras. Golias não era o único gigante em sua mira.


Desde muito cedo, aprendi que Golias afrontava o povo e blasfemava do Deus de Israel no acampamento militar e que o pequeno Davi passou a mão em cinco pedrinhas no ribeiro e foi pra cima num belo dia que levava a marmita para seus irmãos guerreiros.

O que rolava era que naquele momento era mais ou menos como nós brincávamos na infância: “Quem ganhar agora, ganha todas”. Essa era a proposta do gigante (ou homem de estatura muito elevada) Golias e do seu povo - os Filisteus.


O lance era que o guerreiro de Israel lutaria com o guerreiro dos Filisteus e o vencedor do duelo daria a vitória definitiva ao seu povo. Adivinha quem era o homem de guerra deles? Nem precisa adivinhar porque você já sabe.


Há um detalhe interessante aqui que muitas vezes passa de largo. Porque Davi pegou cinco pedrinhas? Será que era margem para erro igual o Ibope? Mas, será que daria tempo de pegar a segunda caso ele errasse? Provavelmente não né!


Um cara com sangue nos olhos como o Golias, provavelmente não deixaria tempo para ele tentar acertar de novo. Então por que cinco pedrinhas?


Se você não sabe, talvez vá se surpreender com o que vai descobrir, mas antes uma outra informação. Davi sendo de Judá, era também dotado das técnicas dos homens Benjamitas que eram peritos na funda ([…]os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam." Juizes 20:15-16) e não precisava de tantas pedras para acertar seu alvo.


O grande lance aqui então, era que Golias tinha mais quatro irmãos e com Golias cinco, a saber: Isbi-Benobe, Safe, Lami, e um "Homem de alta estatura". Todos estes eram gigantes e filhos do Gigante Rapha que morava em Gate.

Rapha, segundo o texto de 2 Samuel 21, tinha 5 filhos (1 Crônicas 20:8): Golias (1 Samuel 17:23), Isbi-Benobe (2 Samuel 21:16), Safe, nomeado Sipai em 1 Crônicas 20:4, e também como Safe (2 Samuel 21:1), Lami (1 Crônicas 20:5), e o "homem de grande estatura" onde os servos de Davi lutaram com ele em Gate e venceram. (2 Samuel 21:20, 1 Crônicas 20:6).


Esse era o mais feio porque tinha 6 dedos em cada mão e pé.


Então a cereja do bolo aqui é que Davi não estava ali para matar somente Golias porque certamente seus irmãos também estavam no acampamento. Ele foi determinado a matar os cinco gigantes, mas a regra era que quem matasse o outro ganharia a batalha, então, não precisou usar as outras pedras. Já pensou nisso?

Quanta fé, ousadia e confiança em Deus. Os demais irmãos gigantes foram mortos depois pelos guerreiros de Davi, mas a questão aqui foi a determinação do jovem a quem ninguém dava nada por ele. Sua fé e ousadia foi muito maior do que aquela que nós aprendemos durante anos.


Por falta de espaço e tempo quero destacar aqui algumas lições:


-Fé e confiança em Deus sobre todas as coisas.


-Olhar o problema e preparar para enfrenta-lo no todo sem deixar raiz.


-Nossas armas são aquelas que conhecemos, nos especializamos e já estão em nossas mãos.

-Liderança de verdade inspira os liderados a fazerem as mesmas “loucuras” e a matarem gigantes também. Foi isso que fizeram “Os Valentes de Davi” mais à frente em 2º Samuel 21:22.


Davi de fato foi e é um homem e um líder inspirador. Você não acha?


Comenta aí o que você achou 😃.

Até a próxima.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo