Buscar
  • Professor Lucio Reis

"A cultura come a estratégia no café da manhã"​


Que coisa tremenda!


Essa famosa frase de Peter Drucker nos convida a uma reflexão profunda sobre um elemento muito importante no mundo empresarial, e por muitas vezes motivo de uma grande pergunta: Onde está a dificuldade em colocar as estratégias e planos em prática?


Essa é uma frase dura que mostra a importância de se tomar cuidado com a cultura organizacional. Sem dúvidas, entender tanto a cultura quanto o clima é de extrema importância, afinal, eles influenciam na forma como as pessoas pensam, agem e reagem dentro da empresa, fazendo-as mais ou menos produtivas.


Mas dessa vez, gostaria de tomar o termo emprestado para que você possa analisar sua vida num todo. Já reparou como nós fazemos tantos planos e por vezes eles ficam no meio do caminho? Por vezes elaboramos grandes estratégias para nosso dia, mas ao anoitecer, olhamos para trás e vimos que todo o planejamento sucumbiu frente aos desafios?


Pois é, isso acontece nas melhores famílias e é muito frustrante, afinal estava tudo desenhado, não é mesmo?


Aqui cabe um alerta. Sua bagagem “cultural” pode estar te sabotando.

Digo cultural não no sentido antropológico, mas no seu estilo de vida construído ao longo dos anos. Suas frustrações, medos, decepções, procrastinações, tudo isso somado ao que as pessoas carregam em si.


Trocando em “miúdos” nosso estilo de ser sobrepõe muitas vezes ao que desejamos fazer e é aqui que vale o alerta sobretudo a reflexão. Nossa maior luta em grande parte não é colocar os projetos em práticas, mas vencer toda aquela bagagem que temos que nos impelem a deixar pra depois, ou que nos fazem pensar, repensar e pensar de novo e assim vai.


Não é atoa que pessoas com perfil de dominância saem na frente em realização de projetos. Não ficam pensando muito, ao contrário, vão pensando ao longo do caminho. Vão fazendo e é claro, podem errar mas não se frustram por não ter tentado.


Há ajustes que pessoas com esse perfil dominante precisam fazer para se tornarem melhores ainda, mas essa é uma dose de energia que TODOS nós vamos precisar adquirir com muito treino e determinação, dando um passo de cada vez para vencer essa cultura que come a estratégia no café da manhã.


Fraterno abraço.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo